Capacitação

Valor: R$1.200,00

- Não associados - Indústrias contribuintes do Sistema FIEPE (SESI /SENAI) - 10% de desconto R$1.080,00

- Estudantes e Idosos (mediante comprovação) - 15% de desconto R$1.020,00

- Sindicatos patronais filiados à FIEPE e seus associados, colaboradores do Sistema FIEPE e empresas associadas ao CIEPE - 20% de desconto R$960,00

Informações:

Fone: (81)3412-8400

WhatsApp: (81)9.9164-9752

E-mail: comercial@fiepe.org.br

Programa RH Estratégico (RECIFE)

Local: Avenida Cruz Cabugá,767 - Edif. Casa da Indústria - Santo Amaro - Recife/PE

Data: 13 de março à 29 de maio de 2019.

Horário: 18h Às 22h.

Carga horária: 48 horas

Público-alvo: Empresários, gestores, coordenadores, supervisores, analistas e consultores na área de RH e demais profissionais que buscam oprimorar seus conhecimentos na área.

Objetivos: Capacitar o participante em metodologias, ferramentas e processos de Recursos Humanos pautados no novo posicionamento estratégico da área. O participante terá acesso a informações de grande valia para ampliar seus conhecimentos enquanto profissional de RH. Durante o curso, o participante aprenderá a desenvolver e monitorar indicadores de gestão em RH, como elaborar um planejamento orçamentário, perceber como a gestão estratégica é importante para o desenvolvimento das pessoas e o que as empresas devem fazer para estarem em conformidade com a legislação vigente.

O Instrutor

Mariângela Schoenacker: 25 anos de experiência em Recursos Humanos em cargos de Gestão e Diretoria em empresas multinacionais e nacionais tais como: Unilever, Alcan Alumínio, MCI WorldCom, Ingersoll Rand, Copersucar e Estaleiro Atlântico Sul.  Experiência em startup, fusão, aquisição e fechamento de operações. Suporte a gestão de operações na América Latina, incluindo México. 5 anos de experiência como Consultora organizacional, coach e consultora de transição de carreira. Mentoria para desenvolvimento de gerentes de recursos humanos; Implementação de programas de assessment, mapeamento de competências, gestão de desempenho, planejamento sucessório e desenvolvimento de lideranças. Desenho e implementação de programas de remuneração variável de curto prazo. Suporte a Famílias empresárias no alinhamento de expectativas e definição de papéis e responsabilidades, bem como construção de acordos de gestão.
 
Lucas Barbalho: Advogado com experiência em Direito do Trabalho Empresarial, dedicando-se a assessoria jurídica trabalhista preventiva e contenciosa para empresas nacionais e internacionais. A sua formação acadêmica é altamente especializada, atuando como Professor da Pós-Graduação em Direito do Trabalho da Faculdade Estácio (Recife), Palestrante em Congressos, Mestrado em Direito, além de ser Pós-Graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade Candido Mendes - UCAM/RJ, integrante da Comissão de Direito do Trabalho do Instituto dos Advogados de Pernambuco – IAP, autor de obras específicas sobre Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, tendo publicado vários artigos científicos em revistas especializadas sobre a área de atuação profissional.

Programa:

 
 CURSO 1 – MÉTRICA E INDICADORES DE RH (12H) - 13,20 e 27/03/2019

• Macrotendências que estão afetando o ambiente de negócios;
• A era da experiência – a importância da experiência do colaborador e do cliente;
• O papel da área de Gestão de Pessoas - O que está mudando?
o Dificuldades e oportunidades.
• Metodologias de medição, gestão, comunicação das Diretrizes estratégicas do negócio:
o Golden Circle;
o BSC – Balanced Scorecard;
o Mapa Estratégico o OKRs;
o Processo de Desdobramento de objetivos e metas.
• Definição de Prioridades de Gestão de Pessoas:
o Como você elabora e comunica o planejamento estratégico da área;
o Como melhorar a experiência do colaborador e consequentemente o resultado do negócio;
o Como trabalhar os Ativos Tangíveis e Intangíveis da organização.
• KPIs – Key Performance Indicators – Processo de Definição, Mensuração e Monitoramento de indicadores de performance:
o Definição;
o Exemplos;
o Funções Básicas;
o Como utilizar os indicadores para Tomada de Decisão;
o Tipos de Indicadores – Estratégicos, operacionais;
o Ferramentas: SIPOC, 5W2H, Dashboards;
o Como definir o objetivo estratégico a ser medido, escolher as métricas;
o Metas Smart;
o Definição da forma de cálculo e alinhamento das fontes;
o Processo de apuração de indicadores;
o Processo de Monitoramento dos indicadores;
o Gestão à Vista;
o O papel da Liderança - Comprometimento e comunicação dos indicadores VS link com a estratégia.

 CURSO 2 – PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO DE GESTÃO DE PESSOAS (12H) -03, 10 e 17/04/2019
 
• Investimento em Gestão de Pessoas:
o Dimensionamento da força de trabalho – headcount;
o Sistemas de RH;
o Treinamento & Desenvolvimento: Gestão do orçamento – onde alocar o budget;
o Processo de planejamento;
o Priorização de investimento – projetos e despesas recorrentes;
o Sistemas de Recursos Humanos;
o R&S:  novas ferramentas online de gestão;
o Mídias socias: uso interno e externo;
o Gestão de Stakeholders – como ter Sponsors para as iniciativas de Gestão de Pessoas.
• Gestão de Pessoas e o Papel na Gerência do Orçamento da Empresa;
• Processo de planejamento orçamentário - Como RH apoia a área Financeira a ajudar as demais áreas no seu planejamento;
• Diretrizes para planejamento de orçamento:
o Data base;
o Planejamento admissões e demissões;
o Salários e seus componentes o Benefícios;
o Acordo Coletivo, indicadores econômicos;
o 13º. Férias o Encargos;
o Promoções;
o Seleção;
o Treinamento;
o Reserva de Caixa.
• A importância da área de gestão de pessoas na gestão orçamentária e planejamento do desembolso de caixa;
• Confidencialidade das informações e envolvimento da gestão de todas as áreas no planejamento orçamentário.
 
• CURSO 3 – GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS (12H) -  24/04, 02 e 08/05/2019

• Impacto de Recursos Humanos no desenvolvimento das pessoas, da organização e dos negócios:
o Como Recursos Humanos pode influenciar nas decisões estratégicas;
o Como a escuta ativa, conhecimento do cliente, agilidade, simplicidade, alinhamento, comunicação transparente pode impactar na melhoria da gestão.
 
• Gestão do ciclo de vida do colaborador nas empresas – a importância da experiência do Colaborador em cada etapa. 
 
• Cultura Organizacional – por que se preocupar?
 
o Propósito, visão, missão e valores;
o O papel dos líderes no desenvolvimento da cultura;
o Gestão da mudança e comunicação;
• Processos e práticas de gestão de pessoas:
 
• Recrutamento e Seleção: 
 
o Descrição de cargo e perfil
o Critérios – recrutamento interno e externo
o Ferramentas e melhores práticas
 
• Treinamento e Desenvolvimento:
 
o Como as pessoas aprendem;
o Competências socioemocionais e competências técnicas – como desenvolver;
o Metodologias ativas de aprendizagem;
o Necessidades individuais e coletivas – como tratar;
o Modalidades de treinamento versus público alvo;
o Ações de treinamento – mensuração da efetividade e impacto.
 
• Avaliação de Desempenho:
o Visão geral de Métodos e processos de avaliação;
o Alinhamento com as ações de remuneração e desenvolvimento.
• Carreira e Sucessão:
o Gestão de Talentos – desafios e processos;
o Carreira – conceito e trilhas;
o Planos de Desenvolvimento Individual Planejamento sucessório e alinhamento com o Planejamento Estratégico elementos chaves e ferramentas;
o Comitês de Desenvolvimento – por que implantar.
• Reconhecimento e Recompensa:
o Recompensas financeiras e não financeiras – práticas e resultados;
o Estrutura de Cargos e Salários e alinhamento com Estrutura organizacional;
o Remuneração nominal e total;
o Benefícios – legais e voluntário.
 
• CURSO 4 – COMPLIANCE E RH (12H) 15, 22 e 29/05/2019 
 
• O que é Compliance;
• Sistemas de Gestão de compliance e antissuborno;
• Código de ética e programas de integridade;
• Normas anticorrupção, antissuborno e compliance público;
• Compliance público;
• Compliance criminal, acordo de leniência e compliance fiscal;
• Auditoria interna e controladoria;
• Missão e valores da auditoria interna;
• Ouvidoria – canal de comunicação com RH.
• As principais mudanças na Legislação Trabalhista:
o Introdução sobre as alterações da Legislação Trabalhista provocadas pela Lei 13.467/17 e os impactos nas relações trabalhistas
o Novo Conceito de Empregador e de Grupo Econômico
o Tipos de Contrato de Trabalho
o Poder Diretivo do Empregador
o Sanções Disciplinares
o Remuneração
o Jornadas Laborais
o Aspectos Legais na Concessão de Benefícios
o Férias
o Direito do Trabalho da Mulher
o Terceirização
o Dano Extrapatrimonial
o Rescisão do Contrato de Trabalho
o Representatividade dos Empregados
o Contribuição Sindical
o Negociação Coletiva
o Junta de Comissões e Julgamento
o Da Justiça do Trabalho
• Regimentos internos.