Soluções sustentáveis em busca de resíduo zero

30/11/2017
Anísio Coelho é reconhecido pelo trabalho à frente do FIEPE Ambiental

Diante de uma plateia lotada na última quarta-feira, a ASA Indústria e Comércio, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), realizou o evento ‘Economia colaborativa: como tornar possível resíduo zero’. Durante o evento, que aconteceu no auditório da Casa da Indústria, profissionais e estudantes apresentaram cases sobre soluções para a sustentabilidade.

O presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente (Contema), Anísio Coelho, ressaltou que esse momento, que aconteceu dentro do FIEPE Ambiental, é diferente porque uniu o debate às práticas sustentáveis aplicadas por indústrias locais. “Sem falar na afluência de público que tivemos com esse evento. Geralmente, no FIEPE Ambiental participam 60 pessoas. Nesse evento, 300 pessoas compareceram para discutir temas tão urgentes para o nosso meio ambiente”, disse.

Na ocasião, um case de sucesso na reintegração e reaproveitamento de resíduos em novos processos produtivos foi apresentado. A gerente de Responsabilidade Socioambiental da ASA, Flávia Moura, apresentou o Programa Mundo Limpo Vida Melhor Mundo, que visa coletar e reaproveitar o óleo de fritura. “É uma satisfação grande dividir um case de sucesso da nossa empresa, que buscou eliminar o resíduo através de uma rede de colaboração”, afirmou.

O Mundo Limpo Vida Melhor já reciclou 6,5 milhões de litros do resíduo em Pernambuco, ajudando a preservar cerca de 130 bilhões de litros de água ao longo dos 10 anos, tempo de experiência da ASA à frente do projeto de reutilização de resíduos da coleta de óleo de fritura.