Negócios

2ª edição do Encontro da Indústria potencializa o setor no Estado

21/06/2018
Compradores e empresas fecharam negócios

O setor produtivo de Pernambuco esteve reunido esta semana na abertura do ll Encontro da Indústria, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), no piso L3 do Shopping Riomar. Na oportunidade, o presidente em exercício da FIEPE, Alexandre Valença, falou da importância do evento para a economia do Estado.

"Apesar do momento difícil que atravessamos, acreditamos e investimentos no futuro. Ainda este ano, devemos inaugurar as escolas técnicas situadas nos municípios de Ipojuca e de Goiana. E, no Recife, estamos erguendo o maior complexo do ensino técnico do Estado, o Instituto SENAI de Inovação", destacou.

A cerimônia de abertura contou ainda com a entrega das medalhas do Mérito Industrial para empresas e personalidades do segmento industrial. Entre elas, a Fiat Chrysler Automobiles (FCA), a Rota do Mar, Curtume Moderno, Ayrton Gonçalves Cardoso dos Santos, José Antonio de Lucas Simon e Stênio Galvão, além do presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, que, na ocasião, foi representado pelo 2º diretor Financeiro da entidade e presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, José Carlos Lyra de Andrade. Durante o encontro, o empresário Celso Maia Duarte também recebeu a medalha entregue da CNI.

A edição deste ano do ll Encontro da Indústria contou com uma extensa programação de capacitações. Entre os dias 19 e 21, além de exposições de produtos de 75 indústrias, os visitantes conferiram oficinas de gestão em segurança e saúde do trabalhador, de educação ambiental para sustentabilidade e sobre aspectos que busquem desvendar a indústria 4.0; e rodadas de negócios. Fizemos um resumo sobre o que aconteceu por lá.

Concentradas no segundo dia do Encontro, 20, as capacitações tiveram abordagens bem diversificadas. A primeira foi sobre gestão em segurança e saúde do trabalhador, com a instrutora Jéssyca Páscoa. No conteúdo, ela abordou assuntos sobre sistema de gestão integrada, saúde, segurança e meio ambiente, segurança e qualidade de vida, modelos de gestão, aspecto legal da segurança, certificações normativas, melhorias contínuas, entre outros. Ocorreu das 17h às 18h.

Já das 18h às 19h, os visitantes apreenderam mais sobre educação ambiental para a sustentabilidade, com a instrutora Tatiana Lucas. Foram debatidos aspectos do meio ambiente e cidadania, impactos negativos da poluição, desperdício e responsabilidade socioambiental. "Trabalhamos com quatro eixos temáticos: resíduos sólidos, energia, água e consumo consciente, com foco na indústria e nas pessoas. Isso porque, essas ações impactam individualmente, pois existem hábitos que os colaboradores podem trabalhar para evitar desperdícios", disse, ressaltando que a troca de equipamentos também pode ‘eficientizar’ os processos.

Das 19h às 20h, foi a vez do instrutor Oziel do Carmo Alves, que abordou os novos modelos de negócio, jornada de preparação para a indústria 4.0, impactos, desafios e oportunidade, road map de transformação digital e soluções do SENAI para a indústria 4.0. "A Indústria 4.0 é um novo conceito que está impactando diretamente a indústria porque veio para modificar a forma de atuação, e os principais impactos são diretamente no mercado, na relação com os clientes e no novo modelo de produção”, afirmou.

No último dia (21) do evento, foram realizadas rodadas de negócios, com compradores estrangeiros e convidados com interesses nos expositores pernambucanos. E contou ainda com uma rodada nacional, que proporcionou o contato direto entre empresas expositoras e visitantes interessados.

Esta edição contou com patrocínio do SENAI e do SESI, do IEL, da AD DIPER, da Zetra, da Pasi/Millenium, da Caixa Econômica Federal, do Governo Federal e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e do apoio das empresas EmeCincO/Solutions, Litígio Cobrança e Liber. Sindicatos e Confederação Nacional da Indústria (CNI) deram apoio institucional.