Sucessão familiar

CJE realiza evento sobre sucessão familiar nas empresas

09/09/2018
Elane Cabral é uma das participantes

O Comitê de Jovens Empresários (CJE) da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) realiza palestra sobre Desafios da Sucessão na Empresa Familiar no próximo dia 13, no auditório do 1º andar da Casa da Indústria. A FIEPE, inclusive, é apoiadora do Projeto Rumo, que estimula o estudo à governança corporativa e à construção de uma rede de troca de conhecimento, com intuito de perpetuar as boas iniciativas empresariais olhando para o futuro. A entrada é gratuita, mas é necessário ligar para o 3412 8477 ou mandar o geri@fiepe.org.br para realizar a inscrição.

Para conversar sobre o tema, foram convidados os consultores Bruno Suassuna e Elane Cabral. Consultor em Governança, advogado formado pela Faculdade de Direito do Recife, Suassuna tem especialização em Governança Corporativa em Empresas Familiares (IBGC) e Gestão de Empresas Familiares.

Já Elane Cabral é consultora em governança há mais de 20 anos, com experiência em desenvolvimento de famílias empresariais, transição de geração e gestão de empresas familiares. Formada em psicologia pela UFPE, com extensão em Governança Corporativa em Empresas Familiares (IBGC) e Gestão de Empresas Familiares, Elane é sócia diretora da AJA Gestão & Governança.

O alerta do CJE ao realizar esse evento é para que as indústrias familiares de Pernambuco pensem no assunto em prol da sustentabilidade da empresa. Para se ter ideia, de acordo com pesquisa recente do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), 64,5% das empresas de controle familiar não registram a existência de conselho ou qualquer outro fórum ou grupo de familiares com objetivo de discutir assuntos da família e o alinhamento da família empresária em relação ao negócio.

Entre as empresas da amostra, ainda de acordo com o estudo, o conselho de família está presente em 27,4% das famílias empresárias consultadas. Ou seja, passou a ser urgente preparar as empresas para lidarem com os aspectos relevantes da organização familiar e sua relação com o negócio.