notícias

Capacitação

Curso de oratória para pessoas com medo de falar em público, na FIEPE Petrolina

29/07/2018
Alunos atentos às instruções da professora Arquivânia de Paula.

O medo de falar em público é mais comum entre os brasileiros do que se imagina. Segundo a psicóloga e especialista em mediação de conflitos, Arquivânia de Paula, esse nervosismo decorre do receio que as pessoas têm de se exporem ao ridículo. Uma situação que pode ser evitada, a partir do uso de técnicas de comunicação. De olho nisso, a unidade regional da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), promoveu no SENAI de Petrolina o curso ‘Comunicação empresarial e oratória’, nos dias 27 e 28 de julho.

 

O curso reuniu gestores, professores, analistas de recursos humanos e jornalistas; e trabalhou a teoria e a prática simultaneamente, aprimorando os conhecimentos por meio de dinâmicas de grupo e debates. Para Arquivânia de Paula, que é professora de oratória, as pessoas até sabem o conteúdo que querem transmitir, mas travam na hora de falar para a plateia.

 

“Expressar-se em público ainda é um tabu muito grande e quando não trabalhado pode atrapalhar o nosso desenvolvimento profissional”. A instrutora ainda enfatiza que “no geral, são os profissionais ligados a comunicação interpessoal que mais se interessam pelo curso, mas a capacitação busca ajudar a qualquer um a superar o pânico e lograr êxito no seu dia a dia”, disse.

 

As técnicas de comunicação, formas de expressão corporal e os erros mais comuns cometidos por interlocutores foram abordados nas aulas.  Entre as cadeiras concorridas está a administradora de empresas, Zenaide Ferraz. Gestora de uma multinacional em Petrolina há 14 anos, a executiva disse buscar no curso o aperfeiçoamento profissional. “Normalmente nos comunicamos de forma improvisada e é muito importante para me apresentar de maneira mais formal, como palestrante”, afirma.

Arquivos