notícias

Em Araripina, oficina sobre eSocial trouxe conhecimentos atualizados para as empresas

15/04/2018

A Unidade do Araripe da Fiepe, realizou no dia 11 de abril, a oficina sobre eSocial que é um sistema informatizado da administração pública federal usado para coletar informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias, fiscais e do FGTS. O sistema do eSocial já está em vigor para empresas com faturamento acima de R$ 78 milhões. Para as demais empresas – micro e pequenas empresas e MEIs – a data de início para adesão ao sistema será a partir de 16 de julho deste ano. Com essa nova exigência, especialmente para os setores de Departamento Pessoal e Contabilidade, a oficina teve a participação de diversos empresários e colaboradores de empresas do Araripe.

 

A oficina foi conduzida pelo professor Wellington Costa que trouxe para os participantes todos os conceitos que englobam o eSocial assim como o papel dos órgãos que estarão integrados como a Receita Federal, Previdência Social, Ministério do Trabalho e Emprego, INSS e a Caixa Econômica Federal. A implantação do eSocial vai trazer mudanças na rotina das empresas, pois vai simplificar o cumprimento das obrigações pelos empregadores e reduzir a informalidade.

 

O eSocial é uma maneira segura para gerenciar os dados dos empregados junto aos órgãos e vai garantir informações consistentes e transparência fiscal das empresas. Segundo o professor Wellington Costa, o sistema abre um leque de oportunidade de trabalho para os profissionais das áreas de Recursos Humanos. “O eSocial é uma ferramenta que vai transformar o atual modelo de gerir os dados dos trabalhadores, por isso os profissionais devem se atualizar para essa nova realidade que está começando nas empresas brasileiras”, disse.

A próxima capacitação da Fiepe no Araripe será o Programa de Gestão Financeira e Tributária que começa em maio e está com inscrições abertas.

 

Arquivos