MISSÃO

Embaixadores da União Europeia serão recebidos por empresários pernambucanos na FIEPE
Encontro faz parte da Missão Anual dos Embaixadores que acontece de 18 a 21 de maio, em Pernambuco

18/05/2017

A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) recebe nesta sexta-feira (19/05) a Missão Anual dos Embaixadores da União Europeia (UE). Durante o encontro, empresários pernambucanos e dirigentes sindicais apresentarão o Sistema FIEPE, dados econômicos do Estado com foco no setor produtivo e oportunidades de negócios para 20 embaixadores e representantes da Áustria, Bélgica, Chipre, Croácia, Real da Dinamarca, Eslováquia, República da Eslovênia, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Irlanda, Itália, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, Romênia, Suécia, Tchequia, e União Europeia.

Pernambuco já possui prósperas relações comerciais com a União Europeia e a visita pode impulsionar a economia do Estado.  No acumulado de 2016, as exportações para a UE totalizaram US$ 199.730.078 (FOB). Os principais produtos comercializados no exterior foram frutas, cascas de frutos cítricos e de melões com US$ 106.609.837 (FOB), representando 53,4% do total exportado para o bloco econômico. Os combustíveis minerais, óleos minerais e produtos de sua destilação, matérias betuminosas e ceras minerais somaram US$ 56.287.224 (FOB), ou seja, 28,2% de participação nas exportações. Em terceiro lugar, os açucares e produtos de confeitaria com 6,5% e US$ 12.900.016 (FOB), segundo dados analisados pela FIEPE.

No mesmo período, de janeiro a dezembro de 2016, as importações foram US$ 979.815.334 (FOB). O saldo da balança comercial Pernambuco – União Europeia foi negativa em US$ 780.083.256. A missão ao Brasil tem o objetivo de estreitar relacionamento com o Estado e firmar parcerias estratégicas nos diálogos setoriais. Os embaixadores ficam até o domingo (21).