notícias

Energia renovável

FIEPE Ambiental promove palestras sobre energia renováveis

30/08/2018
O evento reuniu 200 pessoas

Na última quinta-feira (30), o Conselho Temático de Meio Ambiente (Contema) da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) realizou mais uma edição do FIEPE Ambiental, de forma especial sobre energias renováveis, na Casa da Indústria, em Santo Amaro. O evento foi bastante prestigiado, com participação de profissionais do mercado e da sociedade. Ao todo, foram 200 participantes no evento.

 

Durante a abertura, o presidente do Contema, Anísio Coelho, destacou a importância do assunto para o Nordeste, cuja geração de energia limpa tem ganhado cada vez mais protagonismo nos últimos anos. “Atualmente, as gerações fotovoltaica e eólica ganham expansão na Região, sobretudo pela atual conjuntura hídrica que passamos. É urgente pensar em novas formas de produção, e não há caminho viável sem o debate com a sociedade”, destacou.  

 

Para palestrar, foram convidados três especialistas do segmento elétrico. A primeira palestra foi com Chigueru Tiba e Gustavo Negreiros, da UFPE, que conversaram sobre os desafios da inserção massiva das tecnologias solar fotovoltaica e termoelétrica com foco no Estado. Na sequência, foi a vez de Paulo Medeiros, da Insole, que abordou os modelos de financiamento para consumidores da mini e micro geração (aluguel e compra direta).

 

Finalizando o ciclo do debate, Adriano Santana, professor do SENAI-PE, chamou atenção para as questões sobre eficiência energética e energia solar fotovoltaica. A troca de experiência com os convidados aconteceu até às 21h, e, após o evento, os visitantes puderam ainda esclarecer pontos sobre as temáticas.

 

Arquivos