Missão empresarial da FIEPE leva empresários pernambucanos para Londres
Road Show vai aproximar industriais a médios e grandes fundos de investimentos internacionais

22/06/2017

A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) lançou hoje (22), o Road Show London 2017. A missão empresarial vai chancelar as empresas pernambucanas participantes para aproximação a médios e grandes fundos de investimentos internacionais além de visitas às indústrias de uma das maiores regiões industriais do Reino Unido, que poderão promover melhorias de governança, produtividade, trocas de tecnologia e consequentemente competitividade, além de um incremento no comércio bilateral (importação/exportação), permitindo o alcance do padrão-global de qualidade.

Serão oito dias de viagem, com embarque no dia 30 de setembro e retorno ao Brasil dia 07 de outubro. Nesses dias, a comitiva será recebida pelo alto representante do governo  inglês, Mark Prisk, membro do parlamento e departamento de comércio internacional e acompanhada pelo cônsul britânico, Graham Tidey e equipe técnica da FIEPE.

Esta é a primeira missão realizada pela Federação das Indústrias para 2017 e a escolha de Londres não foi aleatória. A cidade é a principal capital financeira do mundo, sede de grandes bancos, bolsas e fundos de investimento. “Londres possui um ambiente de negócios favorável para as empresas que buscam oportunidades e estão dispostas a crescer de maneira estimulada. Devemos ficar atentos também as negociações do BREXIT que abre um grande espaço para oportunidades além da União Europeia e empresas que se apresentarem como alternativas no primeiro momento podem se beneficiar dessa mudança”, explica o gerente de desenvolvimento empresarial da FIEPE, Maurício Laranjeira.

Pernambuco já possui boas relações com o Reino Unido, somente de janeiro a maio desse ano, as exportações somaram US$ 5.511.890 (FOB), um incremento de 93,21% em comparação à 2016. Já importação acumulou US$ 26.638.959 (FOB). O saldo da balança foi negativo em US$ 21.127.069 (FOB). As frutas pernambucanas aparecem como principal produto exportado, já as importações são majoritariamente de wiskhy.

No ano passado, o Reino Unido foi o 16º maior parceiro comercial de Pernambuco. De janeiro a dezembro, a importação foi de US$ 49.990.127 (FOB) e a exportação US$ 24.213.651 (FOB). O saldo foi deficitário em US$ 25.776.476 (FOB).

Antes da viagem, no entanto a comitiva, formada de dez a quinze empresários, terá consultoria da FIEPE para preparar os participantes para a aproximação com os fundos de investimentos internacionais, como a British Private Equity & Venture Capital Association (BVCA), associação que representa atualmente mais de 600 empresas que incluem mais 260 fundos e possuem um total de ativos de mais de 500 bilhões de libras. Além disso, acompanhará no retorno a efetivação dos resultados como aporte de recurso financeiro, aproximação das empresas participantes às oportunidades de exportação e importação, estrutura de governança e compliance, networking e acesso à grandes players, aumento de liquidez, profissionalização da administração, entre outros possíveis benefícios.