Oficina de intervalos e jornada de trabalho capacitou profissionais na FIEPE

31/10/2018
Maria Inês abordou ainda as novas regras sobre férias e as mudanças na terceirização

Vigentes desde novembro de 2017, as mudanças na reforma trabalhista foram apresentadas e aprofundadas na oficina “Intervalos e Jornada de Trabalho Dentro do Comando Legal da Lei 13.467/17”, ministrada pela auditora fiscal do trabalho Maria Inês Diniz de Medeiros, na última terça-feira (30), no auditório do 1º andar da Casa da Indústria. A capacitação fez parte do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com parceria da FIEPE, e contou a presença de empresários, sindicatos associados e trabalhadores da indústria.

Com mais de 20 anos de experiência na área, a instrutora disseminou as informações técnicas sobre as leis vigentes, abordando a correta aplicabilidade das mesmas para gerar melhorias no ambiente de trabalho. De acordo com a auditora, um dos grandes desafios das empresas é controlar a jornada de trabalho e os intervalos intrajornadas, que são motivos frequentes de infrações trabalhistas e, consequentemente, de multas. “O intervalo é uma norma de ordem pública. É importante que todos fiquem atentos a isso, pois quando o funcionário cumpre horas extras, ele está mais suscetível a sofrer algum tipo de acidente no trabalho”, comentou.

Maria Inês abordou ainda as novas regras sobre férias, as mudanças na terceirização, o novo poder diretivo do empregador e as sanções disciplinares. Ao final do evento, ela comandou uma dinâmica de grupo, trocando experiências e esclarecendo as dúvidas do público.