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Imersão

Parlamentares e representantes de órgãos fiscalizadores visitam unidades do SESI e SENAI

07/06/2018
Alunos e visitantes conferem trabalho desenvolvido pela instituição

Unidades do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em todas as capitais do País receberam nesta sexta-feira, 8 de junho, visita de parlamentares e de representantes de órgãos de fiscalização. O evento mostrou unidades de educação e tecnologia em funcionamento. Além disso, as autoridades puderam conversar com alunos, familiares e empresários, que falaram sobre a importância dessas instituições para suas vidas e para o Brasil.

 

Em Pernambuco, a Escola Técnica Senai Areias foi escolhida para receber os visitantes. Estiveram presentes o senador Armando Monteiro Neto, o deputado federal Jorge Côrte Real e o presidente do Tecon Suape, Javier Ramirez, que juntos ao presidente do Sistema Fiepe, Ricardo Essinger, e autoridades do Sesi e Senai Pernambuco.

 

“Esta reunião é para mostrar a todos o que é o Sistema Fiepe, o que fazemos, o que buscamos para o futuro e como podemos contribuir para o desenvolvimento do nosso Estado e do nosso País”, destacou Essinger. A relevância do encontro também foi enfatizada no discurso de Côrte Real, que avaliou o encontro como bastante relevante, “porque sempre é bom relembrar o que significa o Sistema. Hoje Pernambuco tem o potencial da mão de obra qualificada para os novos desafios. Mas vem aí a indústria 4.0 e o Sistema continua se preparando para os novos desafios. Aqui é que se faz o futuro de Pernambuco e do Brasil. Aqui se forma uma juventude sadia e capacitada e, acima de tudo, aqui são formados cidadãos”.

 

Armando Monteiro destacou a importância da reunião como prestação de contas da atuação do Sesi, Senai, IEL, Ciepe e Fiepe à sociedade. “É preciso que toda a sociedade reconheça nosso papel. Temos também a obrigação de mostrar o trabalho que realizamos. O Sistema S é financiado pela sociedade brasileira através de uma contribuição que incide sobre a folha de pagamento das empresas. Esse financiamento, portanto, é feito pelo conjunto da sociedade. Por isso, é fundamental que se possa prestar contas. O sistema é um suporte fundamental e estratégico para o desenvolvimento de Pernambuco. Essas instituições têm o papel de formar as pessoas, que representam o mais importante ativo de um país”.

Durante toda a manhã, diversos depoimentos marcaram o evento, como o do diretor de Pessoas e Organização do Grupo Moura, Moacir Freitas, que enalteceu a parceria com o Sistema S, principalmente, no município de Belo Jardim: “Temos um lema: onde tem Brasil, tem Moura. Mas também podemos dizer que onde temos indústrias Moura, temos parcerias com o sistema S”.

 

Quem também compartilhou sua experiência foi o ex-aluno do Sesi Paulista Cleyson Duarte, de 18 anos. Com o conhecimento adquirido na instituição, ele conquistou uma vaga em um curso de verão sobre Ciência Ambiental na Universidade de Standford, no Estados Unidos. E em 2017, participou de uma conferência internacional sobre os objetivos da ONU, na Inglaterra. “Hoje participo de um projeto chamado Educação Livre, fruto de parceria entre Sesi, BID e Unesco. É uma plataforma que visa proporcionar educação básica para jovens e trabalhadores já no mercado de trabalho. Mesmo depois de dois anos formado, o Sesi ainda está comigo e eu ainda estou com o Sesi”, afirmou Duarte.

 

Túlio Batista de Araújo concluiu o curso técnico em Redes de Computadores no Senai Areais e o ensino médio no Sesi Ibura, via Ebep. Em 2015 conheceu a robótica educacional no Sesi e em 2016 ingressou no Senai, onde, segundo ele, estabeleceu metas ainda mais ambiciosas. “O Senai te prepara para o mundo. Percebi que tudo o que aprendi sobre robótica e computação poderia ser muito mais aprofundado. O Senai me inspirou a perceber o que eu queria para minha vida, e eu queria tecnologia. O Sesi me capacitou a partir do momento que me mostrou que poderia oferecer tecnologia, robótica educacional e educação tecnológica”, destacou. 

 

Araújo acredita que o ensino integrado entre as duas instituições é muito importante para a formação das pessoas: “Hoje tenho orgulho de dizer que com essa inspiração e com essa capacitação consegui passar na UFPE e em outras universidades do Estado. Sou mentor da equipe de robótica que ajudei a fundar. Estou criando minha própria equipe de robótica e trabalho na Zoom Education, a maior empresa de robótica educacional do país”.

 

De acordo com pesquisa Ibope de setembro do ano passado, 92% dos brasileiros aprovam a atuação do SENAI. Esse índice é de 89% para o SESI. Segundo Rafael Lucchesi, diretor-superintendente do SESI e diretor-geral do Senai, o Brasil não teria feito a revolução industrial que fez no século 20, com inclusão social, sem o amplo apoio dessas instituições. “Atualmente, o SESI e o SENAI são imprescindíveis para o enfrentamento dos desafios da quarta revolução industrial, que já está em curso e exige a constante adequação de empresas e trabalhadores às novas tecnologias e a mercados cada vez mais competitivos.”

 

Atualmente, há 25 Institutos SENAI de Inovação, 57 Institutos SENAI de Tecnologia e oito Centros de Inovação do SESI, que apoiam empresas no desenvolvimento de soluções para a Indústria 4.0. Só o SENAI realiza anualmente mais de 1,3 milhão de ensaios laboratoriais e atende quase 20 mil empresas em serviços técnicos e tecnológicos.

 

EDUCAÇÃO – Maior complexo de educação profissional e serviços tecnológicos das Américas, o SENAI formou ao longo de sua história mais de 73 milhões de trabalhadores. Anualmente, a entidade realiza mais de 2,3 milhões de matrículas na educação profissional. Reconhecida pela excelência de seu processo educacional, a instituição conquistou, em 2015, o primeiro lugar e, em 2017, a segunda posição na Worldskills, a maior competição de profissões técnicas do mundo. Equipes do SENAI ficaram à frente de equipes da Coreia do Sul, Suíça, Alemanha, Estados Unidos, Japão e França nesta que é considerada a maior competição internacional de educação profissional.

 

O SESI está entre as instituições com melhor desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), conhecido como Prova Brasil, de acordo com estudos dos especialistas Fernando Abrucio, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Naércio Menezes, do Insper, e Rubem Klein, consultor da Fundação Cesgranrio. Anualmente, a instituição beneficia mais de 1,2 milhão de pessoas em educação básica, continuada e em ações educativas e mais de 4 milhões de pessoas com serviços de segurança e saúde no trabalho. Recentemente, equipes de alunos do SESI foram campeões no Torneio Mundial de Robótica, realizado nos Estados Unidos, com participação de equipes de 60 países.

 

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